Produção de grãos atinge marca de 3,5 milhões de toneladas
Segundo o Informativo Agropecuário de Rondônia, produzido pela Embrapa, a produção de grãos na safra 2023/2024 no estado está prevista em 3,5 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 5,7% em relação à safra anterior, devido às condições climáticas desfavoráveis. A soja continua sendo a cultura agrícola predominante, com uma área plantada de 601 mil hectares e uma produção estimada em quase dois milhões de sacas.
Já a produção de arroz no estado na safra 2023/2024 tem previsão de aumento de 2% em comparação com a safra passada, alcançando cerca de 125 mil toneladas, em uma área plantada de 37,9 mil hectares, 1,6% maior do que na safra anterior. O aumento da área plantada pode estar relacionado com a recuperação dos preços do produto no mercado interno.
Por outro lado, no caso do milho segunda safra, eventos climáticos adversos em algumas regiões de Rondônia causaram atrasos no plantio das culturas de primeira safra, principalmente da soja, prejudicando a janela de plantio dessa segunda safra. Isso, somado aos preços baixos do produto, desmotivou os produtores, resultando em uma redução de 7,5% na área plantada com o milho segunda safra em relação à safra anterior, totalizando 267 mil hectares. A estimativa de produção é de cerca de 1,4 milhão de toneladas, 9,3% inferior à safra passada.
Portanto, o Informativo Agropecuário de Rondônia, em sua décima terceira edição, apresenta uma análise minuciosa da estimativa da safra de grãos no estado, com base em informações de diversas fontes oficiais como Conab, IBGE, Mapa e Emater-RO.