Abertura da Colheita do Arroz: Novas cultivares e rotação de culturas em destaque
Durante a 34ª Abertura Oficial da Colheita do arroz e Grãos em Terras Baixas, a área das vitrines tecnológicas se destaca como uma atração imperdível. Realizado até sexta-feira, 23 de fevereiro, na Estação Experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), o local apresenta as últimas inovações em tecnologias para a lavoura de arroz e demais grãos, com visitação guiada pela manhã, a partir das 7h30, e livre à tarde, até as 16h.
André Matos, diretor técnico da Federarroz, frisou a importância das vitrines no evento, que buscam as melhores práticas disponíveis para a produção de grãos em terras baixas, não se limitando apenas ao arroz. Com a presença de empresas de melhoramento genético, proteção de cultivos e tecnologias diversas, o espaço oferece um roteiro informativo, permitindo aos produtores trocar experiências com pesquisadores da área.
Além das universidades gaúchas, Epagri, Irga e Embrapa, as vitrines também contam com empresas de agroinsumos e produtos biológicos, uma tendência atual nas lavouras. O destaque vai para os produtos biológicos, especialmente eficazes em ambientes de rotação de culturas, como na Zona Sul, onde a utilização destes produtos se mostra vantajosa.
O evento também apresenta diversos sistemas de produção integrada em terras baixas, abrangendo não só o arroz, mas também a soja, o milho e as forrageiras. Destaques para o programa de melhoramento do Irga e as vantagens do cultivo integrado do arroz, que visam a sustentabilidade e uma produção mais eficiente.