Fenômenos climáticos extremos se intensificam no Brasil: onda de calor e chuvas torrenciais com granizo e vendavais.
Na terça-feira (30.04) haverá alertas na previsão do tempo, tanto devido à secura quanto a chuvas extremas. Um sistema de alta pressão continuará ativo sobre a parcela central do Brasil, influenciando as condições climáticas desde Santa Catarina até a metade sul do MATOPIBA e Centro-Oeste. Esse sistema tem causado uma onda de calor no Brasil central, com temperaturas mais de 5°C acima da média por mais de 5 dias seguidos. Além do calor fora de época, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 30% nos horários mais críticos, geralmente coincidindo com as temperaturas mais altas do dia.
Na região sul, um sistema frontal estará atuante, sendo alimentado por uma grande quantidade de ar quente e úmido da região tropical. Isso, juntamente com os ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis, traz uma condição de atenção para a região, com previsão de chuvas acima de 100 mm e possibilidade de tempo severo, como queda de granizo, vendavais e até tornados no Rio Grande do Sul.
O norte da região terá instabilidades tropicais, com destaque para Roraima, onde são esperadas chuvas acima de 50 mm pontualmente. Nas demais áreas do norte, as chuvas também ocorrerão, porém de forma mais irregular. No sudeste do Amazonas e em Rondônia, o sol deve predominar, apesar da possibilidade de chuvas. No sul do Pará e Tocantins, o tempo deve permanecer firme.
Chuvas associadas à ZCIT continuarão na faixa norte da região, trazendo precipitações acima de 40 mm pontualmente. Também choverá no Ceará, mas de forma mais irregular. No leste do Nordeste, as chuvas serão causadas por instabilidades oceânicas, conhecidas como Ondas de Leste, com volumes de 5 a 10 mm. No interior, prevalecerá o tempo seco e quente.
A massa de ar quente continuará predominando sobre a região, sem previsão de chuvas em áreas do extremo noroeste de Mato Grosso. As temperaturas acima de 36°C serão observadas no Pantanal, nordeste de Mato Grosso e noroeste de Goiás. Os índices de umidade também poderão atingir níveis críticos, abaixo de 30%, simultaneamente às maiores temperaturas do dia.
O tempo ficará firme em todos os setores da região devido a uma área de alta pressão, que inibe a formação de nuvens carregadas, aumenta as temperaturas e reduz a umidade relativa do ar. Em algumas áreas, como sul e oeste de São Paulo, as temperaturas podem chegar a 33-35°C, com índices de umidade próximos a 20%, coincidindo com as maiores temperaturas do dia. O litoral terá menos impacto da baixa umidade, incluindo o leste de Minas Gerais.
Enquanto o sul da região terá chuvas extremas, a metade norte terá tempo firme durante o dia. As instabilidades sobre o Rio Grande do Sul trarão chuvas intensas, com possibilidade de granizo e vendavais. Os maiores acumulados são esperados na região de Santa Maria, com até 100 mm no período.