Vacinação contra Brucelose: prazo para imunização se encerra em 31 de maio

Vacinação de machos é proibida por questões de segurança e eficácia.

Vacinação contra Brucelose: prazo para imunização se encerra em 31 de maio

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo anunciou que a vacinação contra a Brucelose está em andamento em todo o estado, com prazo final até 31 de maio para imunizar fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade.

A Brucelose bovina é uma doença que causa problemas reprodutivos, como aborto no terço final da gestação, impactando economicamente e socialmente as propriedades ao reduzir a produção de carne e leite, aumentar o intervalo entre partos e diminuir a natalidade.

A vacinação é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, com apenas uma dose necessária ao longo da vida do animal. Machos não devem ser vacinados.

Para combater a doença, a Defesa Agropecuária adota medidas como vacinação obrigatória, abate sanitário de animais afetados, exames para o transporte de animais destinados à reprodução e inquéritos epidemiológicos para identificar a prevalência da Brucelose.

O prazo para declarar a vacinação é até 7 de junho, no sistema GEDAVE da Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A Brucelose é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura e à Organização Mundial da Saúde Animal.