bovinas no Brasil.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) prorrogou o prazo para que os agricultores baianos atualizem o cadastro de seus rebanhos.
Ao acessar o site da Adab, uma notificação preenche a tela facilitando o preenchimento das informações.
O comunicado foi feito na segunda-feira (16), com a nova data limite para o cadastro sendo 17 de janeiro de 2025.
Até o domingo (15), aproximadamente 70% dos criadores de gado em todo o estado já tinham feito a declaração.
Segundo a Adab, a atualização substitui as etapas de vacinação contra Febre Aftosa e reforça a vigilância sobre os rebanhos para prevenir doenças.
A declaração é obrigatória e o produtor que não atualizar o cadastro terá sua propriedade bloqueada e não poderá mover os animais.
"Por ser algo novo, a primeira atualização de cadastro desde a última campanha de vacinação em abril, decidimos estender o prazo por mais 30 dias," diz o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.
A Bahia é reconhecida nacionalmente como Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e busca o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) para poder exportar produtos pecuários.
A nova regulamentação, já publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), dá tempo suficiente para que os criadores cumpram as exigências de controle sanitário.
Para isso, os agricultores que ainda não atualizaram o cadastro devem procurar um dos 402 escritórios da Adab em todo o estado ou atualizar via Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab), acessível pelo site da Agência.
Além do formulário de declaração dos rebanhos preenchido, é necessário apresentar os documentos do produtor, como RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documento da propriedade rural.