Expectativas de produtividade foram atendidas
Na região de Bagé, na Campanha, os agricultores de sementes de cenoura dos municípios de Hulha Negra e Candiota realizaram a colheita durante o período de tempo seco. Embora as expectativas de produtividade tenham sido alcançadas, ficaram abaixo da média histórica. As chuvas em excesso durante o crescimento das cenouras limitaram a rentabilidade, permitindo apenas a cobertura dos custos de produção em grande parte das áreas.
Na Fronteira Oeste, em Alegrete, a produção de alface, rúcula, couve e espinafre melhorou tanto nos cultivos a campo quanto nos ambientes protegidos, devido aos dias ensolarados e aos cuidados eficazes para o controle de doenças fúngicas. No entanto, a presença de tripes e pulgões está alta, aproveitando as condições quentes do clima.
Na região de Porto Alegre, não houve perdas significativas devido ao calor intenso. A oferta de produtos agrícolas continua alta, com suprimento vindo de outras regiões do estado.
Já em Pelotas, apesar das chuvas localizadas e do baixo volume acumulado, o tempo permaneceu mais seco. A intensa radiação solar e o aumento das temperaturas favoreceram o desenvolvimento das hortaliças e a abertura de novas áreas de produção. Porém, as temperaturas extremamente altas prejudicaram principalmente os cultivos de folhas.