Monitoramento em tempo real e on-line viabilizado pelos algoritmos de reconhecimento de imagem
A Tarvos lançou uma nova armadilha digital que combate uma das pragas mais difíceis do cultivo de tomates. Essa tecnologia inovadora utiliza inteligência artificial e feromônio sexual sintético para fornecer diariamente informações cruciais sobre a presença dessa praga, que causa grandes prejuízos aos produtores.
A armadilha inteligente atrai, identifica e contabiliza os insetos diariamente, medindo também a eficácia e economia no uso de defensivos agrícolas. Equipada com uma câmera e tecnologia de transmissão via satélite, essa armadilha permite um manejo mais eficiente da praga, reduzindo o uso de defensivos e aumentando a precisão no controle.
Segundo Nathalia Silva, bióloga e coordenadora de entomologia na Tarvos, os algoritmos de reconhecimento de imagem possibilitam o monitoramento em tempo real da dinâmica populacional dos insetos, contribuindo para um controle mais eficaz da traça-do-tomateiro. Com essas informações em mãos, os produtores podem tomar decisões mais acertadas, como a aplicação preventiva de defensivos biológicos, com base no nível populacional da praga e nas condições climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento. Essa abordagem antecipada permite um controle mais eficaz da proliferação da praga, contribuindo para a redução de resíduos nos alimentos e a otimização dos recursos no cultivo de tomates.