Produção de tomates é afetada pelas condições climáticas

Encerramento da colheita das lavouras precoces.

Produção de tomates é afetada pelas condições climáticas

O impacto das condições climáticas desfavoráveis na região administrativa da Emater/RS-Ascar, em Caxias do Sul, está afetando os produtores de tomate. Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, as temperaturas excepcionalmente baixas, os curtos períodos de insolação e as chuvas frequentes têm atrasado a maturação dos frutos e prejudicado o crescimento das plantas, tornando-as mais suscetíveis a problemas fitossanitários.

As lavouras precoces estão quase finalizando a colheita, mas estão sofrendo com fitomoléstias foliares, especialmente septoriose, e os frutos, em sua maioria, têm tamanho médio com rachaduras, o que prejudica sua comercialização. Nas lavouras intermediárias, que estão começando a ser colhidas, já surgem problemas fitossanitários devido à umidade prolongada, criando um ambiente propício para pragas e doenças.

A presença de flores abortadas, sem a formação correta de frutos, é outro desafio enfrentado pelos agricultores. Enquanto isso, as lavouras tardias estão em preparação do solo e iniciando o plantio. O preço médio na propriedade para o tomate Longa Vida de primeira qualidade é de R$ 55,00 por caixa de 22 kg.

Na região de Soledade, o tomate está sendo colhido tanto em estufas quanto a campo aberto, no entanto, a produção e a qualidade estão aquém do esperado. Os preços estão subindo, refletindo os obstáculos enfrentados pelos produtores locais.