Cerca de 230 autoridades e representantes da cadeia produtiva marcam presença em evento prestigiado.
Os produtores de tabaco Romiro Bierhals e Tiago Rutz Krolow, de São Lourenço do Sul, sediaram a Abertura da Colheita do Tabaco, realizada nesta terça-feira, 06 de dezembro. O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em parceria com a prefeitura local, o Sindicato Interestadual da Indústria Tabaco (SindiTabaco) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
Dentre as autoridades presentes estavam o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antônio Velho Lopes; o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter; o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke; e o presidente da Afubra, Benício Werner. Deputados de regiões produtoras de tabaco, prefeitos de municípios produtores, e representantes ligados à cadeia produtiva do tabaco também participaram do evento.
O setor do tabaco está presente em 488 municípios da Região Sul do Brasil, contando com 128 mil famílias envolvidas na produção. Na última safra, foram produzidas 560 mil toneladas de tabaco, sendo que 247 mil toneladas foram produzidas por 68 mil famílias gaúchas.
Durante a abertura da colheita, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, enfatizou a importância da defesa da cadeia produtiva do tabaco e do Sistema Integrado de Produção de Tabaco para manter o Brasil como maior exportador de tabaco do mundo. Já Benício Werner, presidente da Afubra, destacou a representatividade do setor e desejou uma ótima safra para todos.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antonio Velho Lopes, ressaltou a necessidade de valorizar a produção de tabaco, assim como as outras 35 cadeias produtivas do Estado, em prol de uma produção sustentável.
O prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, agradeceu a realização do evento no município e destacou a importância econômica e social do tabaco. Durante o evento, também foi realizada a renovação do convênio do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do Tabaco, com o objetivo de incentivar a diversificação das propriedades rurais.