Chegou a nova safra de tabaco, fresquinha como nunca!

Agricultores se preparam para iniciar o plantio das mudas ainda em maio

Chegou a nova safra de tabaco, fresquinha como nunca!

Com a expectativa de iniciar o cultivo do tabaco nas lavouras já no mês de maio, diversos produtores de Venâncio Aires estão se dedicando às mudas exuberantes que cresceram nos canteiros nas últimas semanas. Mesmo que o período de plantio ainda cause estranhamento para muitos, nos últimos anos, antecipar o transplante tem se tornado comum entre produtores de várias regiões, preocupados com o calor e a possibilidade de estiagem nos meses mais quentes.

Na propriedade da família Hermes, em Linha Cerro dos Bois, as mudas foram semeadas em 10 de março - 35 dias antes do que foi feito em 2022. Com a plantação de 65 mil pés, parte do plantio será finalizado até o final de maio. Os Hermes optaram por antecipar o cultivo devido ao calor, algo que se tornou prática corriqueira entre os agricultores.

Assim como os Hermes, muitas famílias têm antecipado a produção nos últimos anos para evitar os impactos da estiagem, que tem afetado as colheitas nos últimos ciclos. Mesmo diante da previsão de retorno do El Niño, que pode trazer chuvas regulares e até acima da média, a antecipação do plantio ainda é uma estratégia válida para muitos agricultores.

Além disso, a preparação do solo é essencial para a safra 2023/24, com destaque para a produção de matéria orgânica para o tabaco. A expectativa é de uma produção de 2,35 toneladas por hectare em Venâncio na próxima safra, com uma área estimada entre 8 mil e 8,2 mil hectares, de acordo com informações da Emater.

Enquanto a nova temporada se inicia, a comercialização da safra 2022/23 segue em andamento, sem previsão de término, de acordo com a maioria das empresas do setor consultadas pela Folha.