Aumento na cotação do boi gordo na Região Oeste do Rio Grande do Sul
Após o Carnaval, foi observada estabilidade no mercado de bovinos, com os preços mantidos para todas as categorias ao longo da semana, conforme relatado pelas escalas de abate de uma semana. Na região Norte do Tocantins, onde alguns compradores de carne foram prejudicados, as cotações permaneceram praticamente estáveis, sem grandes variações. Por outro lado, na Região Oeste do Rio Grande do Sul, o preço do boi gordo teve um acréscimo de R$0,05/kg, de acordo com informações do informativo "Tem Boi na Linha". As cotações de vacas e novilhas gordas, por sua vez, permaneceram inalteradas.
Quanto ao mercado atacadista de carne com osso, apesar do aumento no preço da carcaça de bovinos castrados, há uma expectativa de retração, com preços obtidos que tendem a ter pouca sustentação após a Quarta-Feira de Cinzas. Durante a semana, a carcaça casada de bovinos castrados teve um aumento de 1,3%, enquanto a carcaça casada de bovinos inteiros permaneceu estável. Por outro lado, a carcaça da vaca casada teve uma queda de 2,4%, e a carcaça da novilha casada apresentou estabilidade.
No mercado de carne suína e de frango, a situação foi distinta. Houve uma valorização significativa na cotação da carcaça especial suína, com um aumento de 9,8%, e do frango médio, com incremento de 4,5%. Esse cenário fez com que a carne bovina se tornasse mais competitiva em comparação aos produtos concorrentes.
Em resumo, o mercado pós-Carnaval registrou estabilidade nos preços do bovino, com variações específicas em algumas regiões e segmentos do mercado atacadista de carne com osso.