Governo planeja expansão da área agrícola

Programa de incentivo do governo contará com linhas de crédito com condições vantajosas

Governo planeja expansão da área agrícola

Durante o evento “Diálogo Brasil-China sobre Cooperação em Negócios de Agricultura Sustentável e Finanças Verdes”, em Pequim, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou que o governo brasileiro irá incentivar a conversão de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em áreas cultiváveis. Essa medida possibilitaria quase dobrar a área destinada à produção agrícola de forma sustentável, sem desmatamento.

Fávaro destacou que o governo irá oferecer linhas de crédito atrativas para os produtores investirem na conversão das pastagens, utilizando calcário, fertilizantes e matéria orgânica, ao invés de recorrerem a novos desmatamentos. O assessor especial do ministro, Carlos Augustin, solicitou aos interlocutores chineses o fornecimento de financiamento de longo prazo para apoiar essa iniciativa no Brasil, país que é o principal fornecedor de alimentos para a China.

O evento em Pequim faz parte da agenda da delegação do setor agrícola que acompanha a visita do Ministro Fávaro à China e é uma continuação do “Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável” promovido pelo CEBC e o IFS, em 2021 e 2022. As empresas associadas ao CEBC ressaltam a importância da sustentabilidade nas relações Brasil-China, enfatizando áreas como finanças verdes, agricultura de baixo carbono, energias renováveis e mobilidade elétrica, nas quais a China lidera. O CEBC acredita que a cooperação nestes setores pode integrar o Brasil em cadeias produtivas estratégicas da economia do futuro.