Tecnologia de rastreamento de gado implantada em 10 fazendas da empresa desde 2018
A SLC Agrícola, um dos principais produtores mundiais de soja, milho, algodão e pecuária, investiu aproximadamente R$ 3,7 milhões no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) entre 2017 e 2021. Atualmente, a empresa implementou o sistema em 10 fazendas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. A área total ocupada pelo ILP é de cerca de 9,7 mil hectares, representando menos de 1% do total de 660 mil hectares cultivados pela empresa na safra 21/22.
A Fazenda Planorte, em Sapezal (MT), foi a primeira a adotar a ILP, visando melhorar a produtividade em áreas arenosas, utilizando a braquiária para reciclar nutrientes, acrescentar matéria orgânica e alimentar o gado. A estratégia inicial envolveu fazer a integração nas fazendas que cultivam milho na segunda safra com o Sistema Santa Fé, permitindo o consórcio de milho com braquiária e o pastejo do gado após a colheita.
Pequenos ajustes foram feitos nas propriedades para implementar a prática de ILP, incluindo a construção de cercas para piquetes, cochos de alimentação, bebedouros e aquisição de equipamentos. Os resultados financeiros foram positivos, contribuindo com mais de R$ 32 milhões no faturamento total da empresa em 2020.
O sucesso da Integração Lavoura-Pecuária levou a SLC Agrícola a alcançar altos patamares de produtividade na safra 2020/21. Para o futuro, a empresa planeja expandir a prática para mais propriedades, visando aumentar a receita por hectare de forma sustentável nas esferas ambiental, social e financeira.