O município de São Lourenço do Sul foi palco da 5ª Abertura da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul
Na terça-feira, 6, ocorreu em São Lourenço do Sul a 5ª Abertura da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul, na propriedade de Romiro e Marilda Bierhals, Josiane Bierhals e Tiago Rutz Krolow. O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e da Prefeitura local, reuniu representantes importantes.
O secretário estadual de Agricultura, Domingos Velho Lopes, em nome do governador Ranolfo Vieira Júnior, destacou a relevância econômica e social dos mais de 70 mil produtores de tabaco do estado, enfatizando a expressividade do setor. O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, ressaltou as ações em prol da cadeia produtiva do tabaco e a importância desse cultivo na renda das famílias. Já o presidente da Afubra, Benício Werner, enfatizou a necessidade de investimentos em irrigação para garantir a qualidade e produtividade do tabaco.
Além disso, deputados estaduais e representantes dos órgãos envolvidos destacaram a diversificação das atividades no campo e o cuidado com o meio ambiente. No evento, também foi renovado o termo de cooperação técnica do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a Colheita do Tabaco, que visa promover a diversificação de culturas e auxiliar na rentabilidade das pequenas propriedades rurais. São Lourenço do Sul, município anfitrião do evento, é o quarto maior produtor de tabaco do Brasil e possui uma propriedade exemplar que combina o cultivo de tabaco com outras atividades agrícolas e preservação ambiental.