Ministro do Trabalho Luiz Marinho é procurado pela FENTIFUMO e STIFA para discutir impactos da COP-10 no setor
Nesta terça-feira, 8 de agosto, o Ministro do Trabalho Luiz Marinho recebeu a representação dos trabalhadores da indústria do tabaco, por meio da direção da Federação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do fumo e Afins (FENTIFUMO) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (STIFA). O encontro, solicitado pelo Presidente das entidades, Gualter Baptista Júnior, representando 40 mil trabalhadores do setor, foi intermediado pelo deputado federal Heitor Schuch.
Após a reunião, as lideranças enfatizaram a importância de valorizar os empregos gerados pela cadeia produtiva do tabaco. Luiz Marinho destacou a necessidade de responsabilidade e respeito pelo trabalho realizado nas indústrias, que contribui com impostos, postos de trabalho e para a economia do país, diante da possibilidade de restrições à indústria do tabaco.
O ministro do trabalho demonstrou preocupação com a pauta apresentada pelo presidente da FENTIFUMO, destacando a importância de esclarecer a visão distorcida sobre a indústria do tabaco em relação ao consumo. Ele ressaltou a relevância do debate responsável sobre o consumo e a importância da cadeia produtiva que gera oportunidades e emprega diversas pessoas.
Além disso, durante a audiência foi evidenciada a inspiração do Ministro Luiz Marinho, ex-sindicalista, na modernização das relações sindicais. Por sua vez, Marinho elogiou a postura adotada pelo NOVO STIFA na valorização do bem-estar e desenvolvimento dos trabalhadores, destacando a necessidade de união em torno da atividade.