Cenário adverso provoca atrasos nos plantios
Na região Sul do País, os plantios de batata da temporada das águas estão ocorrendo desde meados de julho e estão se fortalecendo. Contudo, o clima mais ameno e chuvoso tem trazido dificuldades no campo, resultando em danos, como os observados nas regiões gaúchas de Bom Jesus e Ibiraiaras, onde as fortes chuvas desta semana levaram à remoção de canteiros e à lixiviação de nutrientes.
Além disso, áreas cultivadas onde as plantas não emergiram correm o risco de perdas das sementes devido ao solo encharcado, estimando-se perdas entre 10% e 15% nessas regiões, podendo ainda haver redução na produtividade devido à lixiviação de nutrientes. Quanto às questões fitossanitárias, até o momento não foram detectados problemas graves.
Em Ibiraiaras, o plantio teve início em julho, sendo 60% da área total cultivada até o final de agosto, finalizando este mês, com a colheita prevista para novembro. Em Bom Jesus, os plantios iniciaram na segunda quinzena de agosto, com apenas 5% a 10% das áreas planejadas já cultivadas até o momento. O atraso no calendário de atividades da região, devido ao grande volume de chuvas, indica que as colheitas só deverão ter início em dezembro.