Qualidade da batata-doce prejudicada por chuvas em excesso

Andamento da colheita da nova safra de batata-doce prossegue

Qualidade da batata-doce prejudicada por chuvas em excesso

O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), nesta quinta-feira (11/04), trouxe informações sobre a situação do cultivo da batata-doce na região administrativa de Lajeado, em Feliz, no Rio Grande do Sul. Conforme o relatório, a cultura da batata-doce está em plena safra na região, com alguns produtores adotando o plantio escalonado para obter produção praticamente em todos os meses do ano. Atualmente, a colheita da safra nova das primeiras áreas de plantio está em andamento.

Apesar do excesso de chuvas, a qualidade da produção está um pouco inferior em comparação aos anos anteriores. Houve também uma redução na área plantada no município devido aos eventos climáticos ocorridos em julho e novembro do ano anterior. No entanto, até o momento não foram registrados problemas fitossanitários.

O preço médio do quilo da batata-doce na região está sendo comercializado a R$ 3,50, o que proporciona uma perspectiva de mercado positiva para os produtores locais, apesar dos desafios enfrentados.