Produção global de algodão está prevista para aumentar, aponta relatório do USDA

Aumento impulsionado pela previsão de maior produção nos Estados Unidos

Produção global de algodão está prevista para aumentar, aponta relatório do USDA

Na última quinta-feira (15/02), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou a primeira estimativa para a safra de algodão 2024/2025. De acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as projeções apontam para um aumento expressivo na produção global de algodão, prevendo alcançar 25,36 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 3,26% em relação à safra anterior, 2023/2024.

Esse aumento é principalmente impulsionado pela previsão de uma maior produção nos Estados Unidos, que pretende expandir sua área de cultivo no próximo ciclo e reduzir a taxa de abandono das áreas já plantadas, devido às boas condições climáticas previstas. No que diz respeito ao consumo global, espera-se um aumento de 3,15% na safra 2024/2025 em comparação com a anterior, totalizando 25,26 milhões de toneladas. A expectativa por condições econômicas favoráveis durante a temporada também deve impulsionar a demanda por algodão.

Por fim, os estoques finais são projetados em 18,42 milhões de toneladas, representando um aumento de 1,08% em relação ao ciclo anterior, 2023/2024. Estes números indicam uma perspectiva otimista para a produção e o mercado global de algodão nos próximos anos.