Perfil do produtor de tabaco na Região Sul do Brasil: informações reveladas por estudo
O relatório da segunda edição da pesquisa "Perfil Socioeconômico do Produtor de Tabaco na Região Sul do Brasil", realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) através do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA/UFRGS), foi divulgado. A pesquisa, encomendada pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), ocorreu entre 30 de junho e 20 de julho de 2023, em 37 municípios produtores de tabaco da Região Sul do Brasil.
O estudo foi comandado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio Slongo, com apoio do Prof. Dr. Rafael Laitano Lionello (ESPM/SP) e dos doutorandos Lucas Dorneles Britto (PPGA/UFRGS) e Nathalia Soares Brum de Mello (PPGA/UFRGS), além de especialistas técnicos da universidade. A coleta de dados foi feita através de entrevistas presenciais nas residências dos produtores.
Com 1.145 casos considerados para amostragem, com erro amostral máximo de 2,9%, a pesquisa abrangeu os produtores de tabaco da Região Sul do Brasil. Os resultados prometem oferecer uma visão aprofundada do panorama socioeconômico desses produtores, essenciais para a formulação de políticas destinadas ao setor.
Os resultados revelam uma boa situação socioeconômica dos produtores de tabaco da Região Sul do Brasil, com acesso a itens de conforto doméstico, higiene, saúde, renda familiar e per capita acima das médias nacionais. Os produtores estão satisfeitos com sua condição e a pesquisa desmente a ideia de vulnerabilidade. A conectividade entre os produtores também aumentou, com quase todos possuindo acesso à internet e presença nas redes sociais.
A renda mensal média total dos produtores de tabaco da Região Sul do Brasil é de R$ 11.755,30, com renda per capita mensal média de R$ 3.935,40, superando a média nacional. A maioria possui outras fontes de renda, além do cultivo do tabaco.
Para mais detalhes da pesquisa, acesse: https://www.sinditabaco.com.br/sobre-o-setor/perfil-socioeconomico/