Produtores suinícolas negociam suíno pronto para abate com margem de lucro mesmo diante de baixas no mercado

Preço médio do suíno vivo nos primeiros oito meses representa 37,3% do valor da carne suína para consumidores

Produtores suinícolas negociam suíno pronto para abate com margem de lucro mesmo diante de baixas no mercado

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola, em agosto os suinocultores venderam o suíno pronto para abate enfrentando uma queda de 5,6% em relação ao mês anterior e de 15,3% comparado com o mesmo período do ano passado.

Já no comércio varejista, o consumidor se beneficiou com reduções no preço do quilo da carne suína, resultando em um gasto 4,8% menor do que em julho e 6% inferior em relação a agosto de 2022.

Como resultado, em agosto, os suinocultores tiveram perdas na relação entre os dois segmentos de venda. Em agosto, a arroba do suíno ao produtor representou 35,6% do valor no varejo, enquanto em julho e agosto do ano passado representou 35,9% e 39,5%, respectivamente.

Nos primeiros oito meses do ano, os suinocultores tiveram um aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto o consumidor teve um aumento de apenas 1,2%. Isso levou a uma melhora na relação em favor dos suinocultores: a relação atingiu 37,3% este ano, em comparação com os 35,2% do mesmo período no ano passado.