Preço médio do suíno vivo nos primeiros oito meses representa 37,3% do valor da carne suína para consumidores
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola, em agosto os suinocultores venderam o suíno pronto para abate enfrentando uma queda de 5,6% em relação ao mês anterior e de 15,3% comparado com o mesmo período do ano passado.
Já no comércio varejista, o consumidor se beneficiou com reduções no preço do quilo da carne suína, resultando em um gasto 4,8% menor do que em julho e 6% inferior em relação a agosto de 2022.
Como resultado, em agosto, os suinocultores tiveram perdas na relação entre os dois segmentos de venda. Em agosto, a arroba do suíno ao produtor representou 35,6% do valor no varejo, enquanto em julho e agosto do ano passado representou 35,9% e 39,5%, respectivamente.
Nos primeiros oito meses do ano, os suinocultores tiveram um aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto o consumidor teve um aumento de apenas 1,2%. Isso levou a uma melhora na relação em favor dos suinocultores: a relação atingiu 37,3% este ano, em comparação com os 35,2% do mesmo período no ano passado.