Pré-inspeção do produto: exigência do protocolo bilateral de comércio Brasil-China
O Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) sediou uma reunião nesta quinta-feira, 28 de setembro, para formalizar o encerramento da pré-inspeção do tabaco, safra 2022/23, conforme exigido pelo protocolo bilateral de comércio entre Brasil e China. A reunião ocorreu em formato híbrido, com a participação virtual dos técnicos da Administração Geral das Alfândegas da República da China (GACC).
Estiveram presentes na reunião na sede do sindicato, em Santa Cruz do Sul (RS), diversos representantes, incluindo o chefe da Divisão de Programas Especiais de Exportação do Ministério da Agricultura de Brasília, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Rio Grande do Sul, o presidente do SindiTabaco, o Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária do MAPA RS, o chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal MAPA RS, o presidente da China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB), a responsável técnica do Laboratório da Central Analítica da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), e representantes das empresas fornecedoras de tabaco para a China.
O presidente do SindiTabaco destacou a relevância da China como destino para as exportações de tabaco brasileiro e agradeceu a todos os envolvidos, incluindo o MAPA, a CTIB e a UNISC, pelo empenho na conclusão bem-sucedida da pré-inspeção. Os representantes presentes enfatizaram a importância do comércio entre Brasil e China e da qualidade fitossanitária do produto exportado.
Após análises detalhadas, que garantiram a qualidade do tabaco brasileiro, aguarda-se agora a conclusão do relatório final para que os embarques possam ser iniciados o mais breve possível. Todos os envolvidos estão confiantes nos resultados e na manutenção dessa importante parceria comercial.