Programa de apoio ao produtor rural beneficia 96 fazendas de cacau em 26 municípios da Bahia e Pará em 2023
No Brasil, a produção de cacau ultrapassou as 290 mil toneladas no ano passado, com os estados da Bahia e do Pará sendo responsáveis por quase 95% desse volume. Essa atividade não apenas impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região, mas também contribui para a preservação ambiental, especialmente no Sul da Bahia, onde o sistema Cabruca é utilizado há mais de dois séculos.
Uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Cargill, denominada Programa Cacau Produtivo, tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da produtividade e sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau nesses estados. Com um ano de existência, o programa já beneficiou 96 fazendas em 26 municípios, resultando na verificação de 3,3 mil toneladas de cacau e na realização de inúmeras ações, como visitas técnicas, treinamentos, distribuição de materiais e assistência personalizada aos produtores rurais.
No âmbito prático, o Programa Cacau Produtivo tem fornecido análises de água, fertilidade do solo, calendários agrícolas personalizados e assistência técnica especializada para os produtores. Além disso, estão em conformidade com as normas vigentes, e utiliza materiais e metodologias do programa Agro Plus, coordenado pela ABIOVE, a fim de promover uma gestão agrícola ambientalmente responsável.