Cães auxiliam no resgate de cavalos em enchente no Rio Grande do Sul.

Empresário auxilia amigo a resgatar 25 cavalos ilhados devido à cheia do Rio dos Sinos em Campo Bom (RS)

Cães auxiliam no resgate de cavalos em enchente no Rio Grande do Sul.
Foto: Adriel Scheffer/ Arquivo Pessoal

Além dos habitantes dos municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul, também os animais que ficaram isolados precisam de socorro em meio à tragédia climática. Por isso, estão sendo resgatados por agentes públicos e voluntários, e em alguns casos, até outros animais estão colaborando nas operações de salvamento.

Em Campo Bom, a 50 quilômetros de Porto Alegre, aconteceu um exemplo disso em uma região afetada pela elevação do Rio do Sinos. Cerca de 25 equinos, sendo cavalos crioulos e éguas de cria, além de dois bois, foram salvos com a ajuda de quatro cães de pastoreio: dois da raça border collie, um cimarron uruguaio e um boiadeiro australiano. O resgate foi registrado por Adriel Scheffer Amado, empresário e criador, e durou cerca de 40 minutos.

Adriel relata que ficou surpreso com a quantidade de água que invadiu a propriedade de seu amigo Evandro Costa, que serve como centro de treinamento e doma e fica às margens do rio. O nível da água estava acima dos três metros no momento do resgate, que foi realizado após Evandro e Adriel terem retirado 88 bovinos do local um dia antes, prevendo o risco de alagamento.

Após o resgate bem-sucedido, Adriel destaca a tristeza por saber que outros criadores da região não tiveram a mesma sorte, perdendo muitos animais devido às enchentes. Ele conta que precisaram mover novamente os cavalos e éguas para um novo local, que também acabou alagado, e dois dias depois tiveram que repetir o processo. Mesmo assim, Adriel destaca a solidariedade entre os criadores da região, que estão se ajudando mutuamente em meio a essa situação difícil.