Falta de casos de sucesso de privatização de autoridades portuárias em outros países preocupa.
De acordo com o Porto de Santos, a ampliação da capacidade dos portos brasileiros é um ponto crítico atualmente. O porto paulista está se aproximando da ocupação total de sua capacidade para operações com contêineres, que é de 5,3 milhões de TEUs por ano. A Autoridade Portuária de Santos (SPA) prevê a construção de um novo terminal que poderá processar mais 2,3 milhões de TEUs por ano, o que é essencial para evitar problemas.
Pierre Jacquin, vice-presidente para a América Latina na project44, destaca a importância dos investimentos para evitar situações como os aumentos significativos no dwell time no Porto de Santos nos últimos dois anos. Ele ressalta que novos investimentos no porto podem evitar gargalos e acelerar as operações. Jacquin também destaca a necessidade de ampliar a capacidade operacional de Santos e de outros portos, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelos governos para investir.
Por fim, Jacquin ressalta que os portos são recursos estratégicos para a economia brasileira e que é fundamental que recebam novos investimentos, independentemente de sua natureza.