Apreensão de 350 toneladas de sementes irregulares

Operação de fiscalização nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Apreensão de 350 toneladas de sementes irregulares

Durante os meses de outubro e novembro, uma força-tarefa de fiscalização enrijeceu suas atividades nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o propósito de coibir a produção e venda de sementes irregulares de espécies forrageiras tropicais. Isso resultou na apreensão de 355 toneladas de sementes que não estavam de acordo com os padrões estabelecidos.

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, no Mato Grosso, fiscais federais agropecuários inspecionaram 12 estabelecimentos nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Canarana e Água Boa. Durante essas inspeções, foram apreendidas 78 toneladas de sementes irregulares e foram emitidas três multas.

Coordenada pelo Mapa no Mato Grosso do Sul, com apoio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, a força-tarefa vistoriou 28 estabelecimentos em municípios como Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Jaraguari, Bandeirantes, Camapuã, Paraíso de Águas e Chapadão do Sul. Como resultado, houve a apreensão de 277 toneladas de sementes irregulares e a suspensão temporária das atividades de um dos estabelecimentos. Nessa operação, foram emitidas 12 multas.

O objetivo principal dessas ações foi reforçar a fiscalização sobre as sementes de espécies forrageiras de clima tropical produzidas e comercializadas no Brasil, visando proteger a defesa agropecuária e assegurar a conformidade com a legislação brasileira e a procedência das sementes.

Bruno Roncisvale, chefe da Divisão de Sementes, ressalta a relevância da fiscalização não apenas para garantir a disponibilidade de sementes com qualidade e identidade certificadas aos consumidores, mas também para proteger os produtores e reembaladores de sementes idôneos da concorrência desleal representada pela pirataria.