Municípios do Rio Grande do Sul sofrem danos com os temporais em 80% das cidades
As recentes tragédias causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em 95 óbitos até o momento, com quatro casos ainda sob análise. O governador Eduardo Leite confirmou que 131 indivíduos estão desaparecidos. Cerca de 401 municípios foram atingidos, o que equivale a 80,6% do total de 497 cidades gaúchas.
Durante uma entrevista à imprensa nesta terça-feira (7), o governador descreveu a situação como uma "catástrofe". Adicionalmente, 48.799 pessoas deixaram suas residências e estão em abrigos.
Por outro lado, o governo registra um total de 159.036 cidadãos deslocados. Até o momento, 1,4 milhão de pessoas foram impactadas pela calamidade. O Rio Grande do Sul possui 10,8 milhões de habitantes, de acordo com o censo de 2022 do IBGE.
Leite mencionou que os números estão aumentando a cada dia, porém reconhece que podem estar sujeitos a imprecisões. Prevê-se a queda das temperaturas a partir da noite de quarta-feira (8) e quinta-feira (9), com previsão de chuvas intensas na zona sul do estado.
O governador aconselha que as pessoas evitem retornar para suas residências no momento, devido ao risco de novas inundações.