Propostas para aliviar a situação dos produtores rurais incluem suspensão de pagamentos e renegociação de dívidas.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) enviou uma lista de 13 propostas ao governo federal para ajudar a lidar com os impactos da tragédia no Rio Grande do Sul, especialmente no campo.
As propostas incluem a suspensão imediata dos pagamentos de crédito rural, renegociação de dívidas com prazo de 15 anos, liberação de recursos de emergência para os produtores, como auxílios e benefícios sociais, mudanças no programa de seguro rural e linhas de crédito extraordinárias.
O ofício foi encaminhado aos ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda, da Casa Civil e do Planejamento e Orçamento.
Após uma reunião da bancada ruralista em Brasília, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) destacou a importância de tratar a situação com a mesma excepcionalidade da pandemia, garantindo que não haverá restrição orçamentária para atender às demandas necessárias.
O senador Hamilton Mourão (Republicanos/RS) enfatizou a necessidade de desenvolver um projeto de resiliência climática para o país após a reconstrução da região e defendeu a desoneração da folha de pagamento.
Por fim, entidades gaúchas também solicitaram a suspensão de medidas da Secretaria da Receita Federal que visam cobrar previdência sobre a folha de pagamento.