Ministério da Agricultura inova com certificado fitossanitário eletrônico

Certificação de Sanidade da Carga: Documento de governo para governo

Ministério da Agricultura inova com certificado fitossanitário eletrônico

Nesta quarta-feira (8/5), o Ministério da Agricultura lançou o certificado fitossanitário eletrônico (ePhyto) com o objetivo de facilitar as exportações brasileiras de produtos de origem vegetal. O documento emitido pela Pasta vai simplificar os trâmites burocráticos no comércio internacional desses produtos, modernizando o processo e agilizando sem a necessidade de papel e carimbos, segundo o ministro Carlos Fávaro.

A utilização do ePhyto promove a segurança e autenticidade dos certificados, gerando maior confiança entre os envolvidos, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. Este certificado é um instrumento do governo que assegura a sanidade e ausência de pragas nos produtos exportados, substituindo o antigo método de trânsito entre privados, evitando extravios, fraudes e atrasos.

Com a conclusão da emissão do documento no Brasil, o destino poderá analisar a documentação antes da chegada da mercadoria para inspeção, de forma a agilizar o processo. Mais de 70 países já estão trocando certificados por meio do ePhyto.

Essa certificação eletrônica transforma informações impressas em dados, permitindo uma troca rápida e padronizada, com custos menores em comparação ao modelo convencional, conforme explicado pelo Ministério da Agricultura. O ePhyto é uma ferramenta eletrônica desenvolvida pela Convenção Internacional para a Proteção dos Vegetais (CIPV) com o objetivo de facilitar a certificação fitossanitária nas relações comerciais.

Há um mês em vigor, a certificação nacional eletrônica para proteínas animais já registra mais de 5 mil solicitações e 3 mil documentos emitidos, revelou Fávaro.