Projeção de impactos dos alagamentos pode ser confirmada, caso não sejam tão severos
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, tem previsão de ser reaberto e retomar os voos na segunda metade de dezembro deste ano. A previsão foi feita pelo ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Caso os efeitos das inundações não sejam tão graves quanto o esperado, essa previsão pode se concretizar.
Apesar do entusiasmo, Pimenta alertou que, mesmo que a reabertura ocorra em seis meses, o aeroporto não conseguirá operar com sua capacidade total anterior ao desastre. "É fundamental acompanhar de perto e garantir que o aeroporto retome suas atividades o mais rápido possível", ressaltou o ministro. "É crucial para a logística e economia do Estado".
Durante a inspeção, a Fraport apresentou um plano detalhado para iniciar a limpeza das áreas afetadas. A limpeza teve início nesta segunda-feira, e os testes para avaliar o impacto da água na pista devem durar aproximadamente 45 dias. Além disso, a concessionária já solicitou às seguradoras que avaliem as condições de operação, com o objetivo de agilizar os procedimentos necessários para o retorno das atividades.