Cerca de 60 pessoas participaram do evento.
No dia 5 de março, a Embrapa Arroz e Feijão promoveu um dia de campo para apresentar tecnologias a parceiros de pesquisa, representantes do agronegócio, produtores rurais, sementeiros, consultores técnicos e estudantes. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes para discutir melhoramento genético em arroz, climatologia, bioinsumos e manejo da lavoura. Essa ação faz parte do Projeto MelhorArroz da Embrapa e visa integrar o arroz de terras altas no sistema de produção.
Durante o evento, foram abordados temas como novas variedades de arroz, coleta de dados climáticos para determinar o período ideal de plantio, uso de inoculantes para melhorar a absorção de nutrientes, práticas de manejo da fertilidade do solo e métodos de controle de plantas daninhas. Os participantes puderam observar materiais como as cultivares BRS Esmeralda, BRS A502, BRS A504 CL e BRS A503, além de estudos com rizobactérias e outras práticas para controle de doenças.
Também foi apresentado o trabalho para atualizar o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, avaliar o plantio do arroz de terras altas na safrinha sob pivô central e testar diferentes combinações de inoculantes para melhorar a solubilização de fosfatos, o efeito do hormônio AIA e a tolerância ao estresse hídrico. O objetivo foi evidenciar soluções tecnológicas disponíveis para subsidiar o setor produtivo e políticas públicas, inserindo o arroz de terras altas de forma eficiente e sustentável no sistema de produção.