Impacto dos preços elevados do arroz no bolso do consumidor

Preocupação com as lavouras de arroz irrigado paranaenses após enchente do Rio Ivaí em outubro

Impacto dos preços elevados do arroz no bolso do consumidor

O Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 4 a 11 de janeiro de 2024, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), destaca a enchente do Rio Ivaí em outubro, que provocou alagamentos nas lavouras de arroz irrigado no Paraná. Apesar da incerteza inicial dos produtores, as áreas foram replantadas devido à valorização da cultura, que fechou o ano de 2023 com preços 45% mais altos em comparação a dezembro de 2022 (R$170,80 x R$118,06/60kg).

Além disso, os preços mais elevados estão chegando ao consumidor final, conforme indicado pela pesquisa de varejo do Deral, que registrou um aumento de 14% no preço do arroz agulhinha no último mês e de 29% nos últimos 12 meses.

Por outro lado, o feijão também tem sido motivo de preocupação em relação à inflação. Embora a colheita da safra paranaense esteja progredindo bem, atingindo 56% da área nesta semana, a oferta tem sido prejudicada pelos problemas de produtividade causados pelo calor intenso. Como resultado, os preços ao produtor continuam em alta em janeiro, ultrapassando os valores de dezembro de 2023.