Preocupação com as lavouras de arroz irrigado paranaenses após enchente do Rio Ivaí em outubro
O Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 4 a 11 de janeiro de 2024, elaborado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), destaca a enchente do Rio Ivaí em outubro, que provocou alagamentos nas lavouras de arroz irrigado no Paraná. Apesar da incerteza inicial dos produtores, as áreas foram replantadas devido à valorização da cultura, que fechou o ano de 2023 com preços 45% mais altos em comparação a dezembro de 2022 (R$170,80 x R$118,06/60kg).
Além disso, os preços mais elevados estão chegando ao consumidor final, conforme indicado pela pesquisa de varejo do Deral, que registrou um aumento de 14% no preço do arroz agulhinha no último mês e de 29% nos últimos 12 meses.
Por outro lado, o feijão também tem sido motivo de preocupação em relação à inflação. Embora a colheita da safra paranaense esteja progredindo bem, atingindo 56% da área nesta semana, a oferta tem sido prejudicada pelos problemas de produtividade causados pelo calor intenso. Como resultado, os preços ao produtor continuam em alta em janeiro, ultrapassando os valores de dezembro de 2023.