Produção de bananas no Brasil: Estado de São Paulo é responsável por 26% da colheita

Brasil é o quarto maior produtor mundial de arroz, atrás somente de Índia, China e Indonésia

Produção de bananas no Brasil: Estado de São Paulo é responsável por 26% da colheita

A produção de banana no Brasil é uma das mais relevantes e diversificadas do mundo, com diversas variedades sendo cultivadas em diferentes regiões do país. A banana é uma cultura agrícola importante devido ao seu alto valor nutricional e à demanda crescente tanto no mercado interno quanto nas exportações. As regiões Nordeste, Norte e Sudeste se destacam como principais produtoras, com estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina liderando a produção.

São Paulo se destaca como o maior produtor brasileiro, representando 26% da produção total do país. De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), a estimativa da safra 2022/23 ultrapassa um milhão de toneladas, com 1,9 mil hectares plantados no estado. O Vale do Ribeira é o principal polo produtor de banana em São Paulo, com variedades como prata, nanica, maçã, ouro e terra.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de banana, atrás apenas de Índia, China e Indonésia. Os dados do IBGE mostram que a safra 2021/22 atingiu cerca de 7 milhões de toneladas, em uma área de 453.273 hectares, movimentando mais de R$ 13,8 bilhões por ano.

Uma parte dessa produção é destinada ao mercado externo, com 83 mil toneladas exportadas no ano passado, resultando em uma receita de U$S 37 milhões, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Os principais importadores são a União Europeia e os países do Mercosul.