Perspectivas animadoras para o cultivo da batata de segunda safra no Paraná
O Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, divulgou a primeira Previsão Subjetiva de Safra (PSS) indicando boas perspectivas para a batata de segunda safra no Paraná. Está previsto que a cultura ocupe uma área de 11,4 mil hectares, com uma produção estimada de 350,4 mil toneladas, representando um crescimento de 5% em relação à safra anterior de 2022/23, que alcançou 334,5 mil toneladas. Segundo o engenheiro agrônomo Paulo Andrade, cerca de 22% dessa área já foi plantada.
Quanto à cebola, a colheita já está em andamento, com 75% dos 2,7 mil hectares colhidos até o momento. A previsão é de 91,7 mil toneladas, o que representa uma queda de 15% em relação às 107 mil toneladas da safra anterior. Aproximadamente 26% da colheita ainda está armazenada pelos produtores, aguardando o momento mais oportuno para ser comercializada.
Paulo Andrade ressaltou que a área plantada de cebola vem diminuindo progressivamente, não apenas no Paraná, mas em todo o país. Em 2021/22, eram cultivados 3,9 mil hectares no estado, número que reduziu para 3,3 mil hectares no ano seguinte e, na safra 23/24, está em 2,7 mil hectares.