Potencial de produção de arroz em Goiás é apresentado a missão chinesa

Apresentação aos representantes do país asiático: a importância da cooperação internacional.

Potencial de produção de arroz em Goiás é apresentado a missão chinesa

Na segunda-feira (22/1), o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, Pedro Leonardo Rezende, receberam uma comitiva da Universidade Agrícola de Yunnan (YAU) da China. A visita tem o intuito de mostrar o potencial de produção de arroz em Goiás e discutir parcerias para fortalecer essa cultura, considerando a importância comercial do país asiático para o estado.

Durante a semana, a comitiva terá uma programação que inclui visitas a estações de pesquisa da Embrapa, palestras, mesa-redonda com produtores de arroz na Faeg e visitas a plantações em Flores de Goiás e em Luiz Alves, município de São Miguel do Araguaia conhecido pela produção de arroz em Goiás.

O secretário Pedro Leonardo Rezende ressalta a importância da visita da comitiva chinesa e a colaboração entre os dois países na produção agrícola, visando benefícios mútuos. Segundo dados da Conab, Goiás tem 16 mil hectares dedicados ao arroz e espera-se uma produção de 88,2 mil toneladas na safra 2023/24, representando um crescimento de 8,1% em relação à safra anterior.

Os municípios de Flores de Goiás e São Miguel do Araguaia são destaques na produção de arroz em Goiás, com números expressivos de acordo com o IBGE. Em 2022, Flores de Goiás alcançou 60,3 mil toneladas e São Miguel do Araguaia, incluindo Luiz Alves, obteve 26,3 mil toneladas.