Agricultores já se preparam para o plantio da próxima safra de arroz.

Significativo aumento no preço da saca de arroz

Agricultores já se preparam para o plantio da próxima safra de arroz.

O Informativo Conjuntural publicado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), informa sobre a colheita do arroz no Rio Grande do Sul. Até agora, aproximadamente metade da área destinada ao cultivo desse cereal foi colhida, com 43% das lavouras em fase de maturação e 7% em enchimento de grãos. A área cultivada é estimada em 900.203 hectares pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), e a produtividade média é de 8.325 kg/ha, de acordo com a Emater/RS-Ascar.

Apesar do progresso na colheita, certas regiões, especialmente no sul do estado, estão enfrentando desafios devido às condições ambientais adversas, como chuvas prolongadas e umidade excessiva. A falta de energia por longos períodos também está causando transtornos na colheita, secagem e beneficiamento dos grãos. Eventos climáticos, como granizo, resultaram em perdas significativas em algumas plantações.

Diante dessas adversidades, alguns agricultores já estão se preparando para o plantio da próxima safra, enquanto os preços do arroz permanecem estáveis, garantindo retornos satisfatórios para os produtores.

Na região da Emater/RS-Ascar em Bagé, 56% das lavouras já foram colhidas, com 38% em maturação e 6% em fase de enchimento dos grãos. Em Aceguá, na Campanha, 70% da área já foi colhida, apesar das dificuldades impostas pelo alto volume de chuvas. Na Fronteira Oeste, a colheita progrediu, mas enfrentou restrições devido às condições climáticas adversas no início do ciclo.

Quanto à comercialização, o preço da saca de arroz teve um aumento de 0,82% em comparação com a semana anterior, passando de R$ 98,58 para R$ 99,39, conforme levantamento realizado pela Emater/RS-Ascar.