Colheita de arroz avança, apesar de atrasos operacionais

Colheita no Sul se beneficia do clima seco

Colheita de arroz avança, apesar de atrasos operacionais

De acordo com o boletim semanal da Conab, a colheita de arroz em 2023/24 está em andamento em todo o Brasil, com cenários distintos em cada região. No Sul, o clima seco das últimas semanas proporcionou condições ideais para o avanço da colheita, mas um atraso operacional exige atenção. Enquanto nas demais regiões as condições são mais favoráveis.

No Rio Grande do Sul, as lavouras têm apresentado boa produtividade e excelente rendimento de grãos, indicando uma safra promissora devido ao clima mais seco nas últimas semanas. Essa informação é relevante, considerando o papel significativo do estado na produção de arroz no Brasil.

Santa Catarina também teve avanços na colheita de arroz, beneficiando-se dos dias de tempo firme, assim como a região Sul como um todo, que enfrenta atraso operacional devido à demora no plantio e necessidade de replantio em algumas áreas.

No Tocantins, os rendimentos da colheita de arroz estão melhores em comparação com fases anteriores da safra. Maranhão e Mato Grosso apresentam cenários favoráveis para as lavouras de sequeiro e irrigadas, respectivamente, com destaque para Mato Grosso, onde a colheita está ganhando ritmo.

Por fim, no Pará, as lavouras da segunda safra de arroz irrigado estão em ótimo desenvolvimento.

A safra de arroz apresenta uma grande heterogeneidade no andamento das lavouras. Algumas ainda estão nos estádios iniciais, como desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos, necessitando de bons suprimentos de água. Mais da metade da safra já está à frente da maturação, com 17,1% das lavouras colhidas no país.