Trigo MGS3 Brilhante: uma escolha econômica e viável para a produção de forragem no inverno
De acordo com pesquisas realizadas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Emater-MG, a silagem feita a partir da cultivar de trigo MGS3 Brilhante mostrou ser uma opção viável, nutritiva e econômica no inverno. Inicialmente utilizada para produção de pães, a cultivar MGS3 Brilhante foi redirecionada para a produção de silagem devido a sua resistência à seca, ao calor e a ausência de aristas nas espigas, evitando lesões nos bovinos.
Os estudos, que estão sendo conduzidos nos Campos Experimentais da Epamig em diferentes municípios mineiros, além de Unidades Demonstrativas em propriedades rurais nas regiões do Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes, demonstraram alta produtividade da forragem, tornando o trigo MGS3 Brilhante uma opção atrativa nos períodos de entressafra.
Além disso, os pesquisadores observaram que, com manejo adequado e momento certo de colheita, o trigo MGS3 Brilhante não necessita de inoculantes microbianos para conservação da qualidade durante a ensilagem, tornando-o mais econômico e viável. Os experimentos realizados confirmaram que a qualidade da silagem não foi afetada, o que torna o trigo uma opção ainda mais interessante. Os próximos passos da pesquisa incluem testar intervalos mais longos de estocagem até 240 dias.
Essas descobertas promissoras destacam o potencial do trigo MGS3 Brilhante como uma alternativa atraente para a produção de silagem durante o inverno, apresentando benefícios tanto econômicos quanto nutricionais para os produtores.