Colheita bem-sucedida do "arroz espacial" mostra resultados promissores

Nova textura do arroz surpreende pesquisadores com mais doçura e maciez.

Colheita bem-sucedida do

O arroz, que faz parte da alimentação dos brasileiros e de várias partes do mundo, é o terceiro cereal mais produzido globalmente, com a China liderando a produção. Nesse sentido, os chineses realizaram uma missão espacial com sementes de arroz visando desenvolver novas variedades da planta.

Durante a missão espacial chinesa Shenzhou-12, que permaneceu no espaço por três meses em 2021, foram feitos experimentos de reprodução espacial das sementes, incluindo as do arroz. A técnica utilizada consiste em aproveitar as condições do espaço para provocar mutações genéticas que possam beneficiar as plantas.

Ao retornarem à Terra, os cientistas puderam avaliar as mutações, selecionar as que prometem maiores colheitas, menor tempo de crescimento e resistência a doenças. As sementes escolhidas foram plantadas para testes rápidos em junho deste ano.

Segundo o presidente da companhia Hubei Jinguang Agricultural Technology, Gao Xuegang, o "arroz espacial" obteve resultados promissores, com uma textura mais doce e macia.