Impactos climáticos no cultivo de café no Vietnã

Abril: mês-chave para análise das alterações na quantidade de chuva

Impactos climáticos no cultivo de café no Vietnã

O relatório da Hedgepoint Global Markets analisou a situação climática atual no Vietnã e seu impacto potencial na safra de café 24/25 do país, com destaque para a relação entre precipitação e produtividade, atingindo o pico em julho. O início da estação chuvosa em abril é crucial para observar mudanças na precipitação, influenciando a fase de florada.

Os níveis atuais de precipitação no Planalto Central representam apenas um terço do volume esperado, não sendo o menor dos últimos dez anos. Dados históricos apontam potencial para déficits mais severos, caso a tendência atual persista, ameaçando a safra 24/25 com chuvas inconsistentes e uma possível redução de 2% nos rendimentos em comparação com o ciclo anterior.

No entanto, os modelos de previsão indicam melhorias nas próximas semanas, trazendo potencial de recuperação e enfatizando a importância de monitorar os níveis de precipitação. A analista Natália Gandolphi destaca a correlação entre a chuva e a produtividade, apontando para a necessidade de atenção aos ganhos decrescentes na correlação após julho.

Abril marca o início da estação chuvosa que influenciará a produção no mesmo ano, com os próximos cinco meses cruciais para as fases de florada e enchimento dos frutos. A continuidade do déficit de chuvas pode impactar negativamente na safra 24/25.

Em suma, o relatório aborda a relação entre precipitação e produtividade no Vietnã, destacando a importância de abril para retornos positivos. Uma região específica do Vietnã registra chuvas abaixo do esperado, mas há previsões de melhoria nas próximas semanas. O mercado está atento a essas informações como indicadores para os preços do café.