Chuvas no Sudeste aumentam risco de deslizamentos e ameaçam produção de café

Alerta de forte precipitação em algumas regiões com possibilidade de mais de 200 mm de chuva

Chuvas no Sudeste aumentam risco de deslizamentos e ameaçam produção de café

Condições de tempo severo marcarão o final de semana no leste da região Sudeste, com previsão de mais de 200 mm em alguns locais. As chuvas intensas aumentam o risco de deslizamentos e enchentes.

Apesar de os maiores riscos se concentrarem nos centros urbanos, as plantações de café no leste de Minas Gerais podem ser afetadas pelo excesso de umidade e pelas chuvas intensas.

Além da região Sudeste, o Centro-Oeste e a Região Norte também devem receber chuvas localmente fortes devido a uma frente fria na costa do Brasil.

Ao contrário, no Sul do país, o final de semana terá tempo estável e temperaturas mais amenas, devido a uma massa de ar polar e alta pressão.

O leste do Nordeste terá tempo firme, devido a uma massa de ar mais seco que impede a formação de nuvens carregadas.

Prevê-se tempo adverso no Rio de Janeiro, com projeção de mais de 175 mm de chuva, podendo superar pontualmente. Esse cenário preocupante se estende até Minas Gerais, com risco de deslizamentos e enxurradas, principalmente em áreas urbanas e lavouras de café.

A faixa de instabilidades da frente fria avança pelo oeste de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e Acre, com acumulados que podem passar dos 50 mm.

Além das chuvas, espera-se uma redução de temperatura em grande parte do país, principalmente no sul, com valores abaixo de 7°C em pontos mais altos ao amanhecer.

No final de semana, persistem as chuvas intensas no leste do sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, enquanto as instabilidades diminuem em Minas Gerais. Na região sul, o tempo firme prevalece.

Por fim, o nordeste terá áreas com tempo firme, enquanto há previsão de pancadas isoladas em outras regiões.