Observamos no campo o aumento do desenvolvimento vegetativo no tomate.
A comercialização da Plataforma de Bioestimulantes da Sipcam Nichino Brasil, tendo o Blackjak como destaque, registrou um aumento significativo. Desenvolvido com tecnologia de ponta e totalmente natural, o bioestimulante tem se destacado na tomaticultura, aumentando a produtividade do tomate. Sua composição ácidos húmicos, fúlvicos e minerais, permite uma aplicação em baixas doses e rápida absorção pela cultura.
Em testes de campo, foi possível observar um incremento no crescimento vegetativo e na capacidade fotossintética das plantas de tomate. Além disso, o bioestimulante mostrou-se vantajoso em condições de estresse hídrico e outras adversidades ambientais que podem resultar em deficiência nutricional, de acordo com a avaliação de Cabral.
Segundo Cabral, a experiência positiva relatada pelos produtores de tomate aponta para uma tendência futura de adesão em larga escala a essa prática de manejo agronômico na tomaticultura. Em todas as regiões produtivas, tem-se notado um melhor desenvolvimento vegetativo, plantas mais robustas e frutos de tomate mais saudáveis, vigorosos e produtivos.
A Sipcam Nichino, empresa formada em 1979 pela fusão da italiana Sipcam (especializada em agroquímicos pós-patentes, fundada em 1946) e da japonesa Nihon Nohyaku (Nichino, primeira empresa de agroquímicos do Japão estabelecida em 1928), tem se destacado pela inovação e desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.