Praças pecuárias paulistas encerram a última semana do ano com estabilidade nas cotações
No fechamento da última semana do ano, as cotações das praças pecuárias paulistas se mantiveram estáveis, como aponta o relatório do informativo "Tem Boi na Linha". Poucos negócios foram concretizados, o que ajudou a manter esses valores. Diversos fatores contribuíram para essa situação, incluindo as férias coletivas adotadas por muitos frigoríficos e o preenchimento das agendas de abate para a primeira semana de janeiro de 2024.
Para os próximos dias e o início de 2024, espera-se que as vendas de carne bovina, durante as festividades, esgotem os estoques disponíveis. Se a demanda pela carne não alcançar as expectativas das indústrias, é possível que haja uma pressão de baixa nos preços. No entanto, não são previstas mudanças expressivas na oferta de gado a curto prazo.
Na Região Oeste do Rio Grande do Sul, onde as agendas de abate estão preenchidas para aproximadamente 7 dias, as cotações da arroba do boi gordo, vaca e novilha permaneceram desfavoráveis na comparação diária. Já na Região de Pelotas, também no Rio Grande do Sul, as referências de preços foram mantidas pelas empresas na análise diária.
No mercado da Região do Triângulo Mineiro, o encerramento da semana (29/12) não apresentou alterações nas cotações em comparação com o dia anterior.