Aumento de 4,74% na produção de café arábica na safra de 2024

Aumento de 2% na produtividade alcançado

Aumento de 4,74% na produção de café arábica na safra de 2024

A Conab divulgou sua análise preliminar da safra de café de 2024 (ciclo 24/25), com dados importantes para as variedades de arábica e conilon. De acordo com os números apresentados, a produção de arábica teve um aumento de 4,74%, alcançando 40,75 milhões de sacas, com um acréscimo de 2% na produtividade.

Apesar desses indicadores positivos, a análise da hEDGE Global Markets mostra que o volume total está 6% abaixo da projeção para 2024, desafiando as expectativas do setor. A analista de Café da hEDGE Global Markets, Natália Gandolphi, destaca que, embora tenha havido avanços desde 2022, a produtividade ainda está 10% aquém das expectativas para os anos de bienalidade positiva, indicando uma busca por um recorde na produção no ciclo 26/27.

A adaptação no setor está acompanhando o aumento de 3% ao ano nas áreas de cultivo de café. No caso do conilon, a previsão de 17,3 milhões de sacas aponta para um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Variações nas chuvas, influenciadas pelo El Niño, impactaram a frutificação, mas uma pequena expansão na área plantada e um desenvolvimento geral positivo da safra ajudam a superar esses desafios, com casos isolados de pragas sendo a única preocupação, ainda que em menor escala.