A importância das condições climáticas para o armazenamento de produtos nos galpões durante o processo de cura
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, as condições climáticas são favoráveis para o armazenamento de produtos nos galpões a fim de promover o processo de cura. De acordo com o mais recente Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (02/08), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), alguns produtores estão realizando, de maneira moderada, a limpeza dos bulbos em preparação para vendas futuras.
Contudo, a preocupação dos agricultores atualmente está centrada na qualidade e nos resultados das atividades. Isso se deve ao calibre abaixo do esperado, bulbos que estão abrindo, um alto índice de bulbilhos que estão se transformando em folhas e um baixo peso específico. Diante desse contexto, os produtores enfrentam dificuldades para encontrar estoques de bulbos adequados para compra, o que pode comprometer o fornecimento de bulbos-sementes para a próxima safra.
Quanto à comercialização, embora as compras tenham sido abertas, não há uma definição clara dos preços devido à baixa qualidade dos bulbos. Isso tem gerado insegurança entre os atacadistas em relação à receptividade dos compradores diante das características desfavoráveis do produto.