Sistema de logística reversa de embalagens de agroquímicos: referência de eficiência na Europa
O Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, conhecido como Valorfito, alcançou um marco significativo nos últimos dez anos, ao evitar a emissão de quase 5 mil toneladas de CO2. Desde 2012, foram recolhidas 3.704 toneladas de resíduos, o que equivale a 12.263 barris ou 1.668 toneladas de petróleo. Estes números demonstram a importante contribuição do setor agrícola no combate às alterações climáticas.
O Diretor Geral da Sigeru, António Lopes Dias, destaca a relação entre a recolha de resíduos de embalagens e a redução das emissões de CO2, evidenciando o progresso do setor agrícola ao longo dos anos. A evolução do número de resíduos recolhidos, passando de 243 toneladas em 2012 para 512 toneladas em 2021, reflete os resultados das boas práticas ambientais implementadas.
Ao entregarem os resíduos de embalagens dos produtos fitofarmacêuticos, sementes e biocidas, os agricultores garantem que seguem as melhores práticas de reciclagem e valorização, contribuindo assim para benefícios ambientais e de segurança, além de evitar a emissão de quantidades significativas de CO2 para a atmosfera.